Tekie
By iTech



iDrive

12/07/2014
 

Polo: cada vez mais um pequeno Golf

A VW é uma marca de sucesso, muito por “culpa” do Golf. Nos segmentos a baixo a história não tem sido a mesma. Porém com o lançamento do UP as coisas melhoraram no segmento mais abaixo, depois de alguns lançamentos para esquecer (como o Fox). Mas o Polo precisava de um lifting, e o caminho seguido pela VW foi “copiar” o mano maior, o Golf.

Mas a dizer que o Polo não é mais do que um pequeno Golf é demasiado redutor. Sim, o design frontal é muito parecido com o Golf e isso certamente irá ajudar nas vendas, mas o interior deu um pulo qualitativo que justifica o preço mais elevado que o Polo tem em relação à concorrência.

Mesmo inspirado no Golf, o desenho não é o mais atractivo, o Peugeot 208 e o Renault Clio são ainda assim mais atraentes. Mas em termos que qualidade de construção e materiais o Polo não dá hipóteses. Se em relação ao 208 a diferença é mais curta, em relação ao Clio a diferença qualitativa justifica em parte a diferença no preço. Os plásticos no tablier são macios e não rijos, como acontecia no Polo anterior. A qualidade de viagem em autoestrada é impecável, dificilmente igualável pela concorrência. Não nos apercebemos da velocidade real, e em cidade o conforto da suspensão garante um conforto que não é habitual em carros alemães.

Além de melhores materiais, o radio evoluiu, tendo um ecrã maior e táctil, como mandam as últimas tendências. De resto o Polo pouco mudou, afinal não é uma nova geração, é apenas uma actualização. Uma evolução bem sucedida, porque fiquei convencido da diferença de preços para a concorrência. Embora seja difícil justificar quase 16 mil euros por um motor 1.0 de 75 cavalos.

Já que falamos do motor, este também foi uma agradável surpresa. Apesar de só ter 75 cavalos é agradável de conduzir, quer em cidade, quer em auto-estrada. Pode sempre optar pelo 1.2 de 90 cv por mais mil euros.

Concluindo, o Polo está mais parecido com o Golf, tem mais qualidade e que justifica, em parte, o diferencial de preços para a concorrência.

 

3602470521148140974 2014_VW_Polo (4) 2014_volkswagen_polo_overseas_06-0129 db2014au00066 Novo-Volkswagen-Polo-2014-16

 



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: