Tekie
By iTech



iDrive

15/04/2014
 

Peugeot 2008 DKR: leão com um apetite voraz

Uma certa “bestialidade” nas formas que caracterizam o Peugeot 2008 DKR são um bom indicador em relação ao êxito que se aguarda para este novo automóvel, desenhado para que Carlos Sainz e Cyril Després defendam as cores do Team Peugeot Total no Rali Dakar, prova que arranca no próximo mês de Janeiro.

 

 

Três semanas depois da fantástica notícia que dava conta que a Peugeot, a Red Bull e Total decidiram unir forças para disputar o Dakar 2015, o carro que encabeça este projecto foi finalmente revelado. O 2008 DKR partilha a aparência familiar do modelo de estrada com as formas musculadas e proporções imponentes, desenvolvidas para enfrentar o desafio que agora se apresenta. As suas linhas espectaculares resultam de uma colaboração estreita entre os peritos do Centro de Estilo Peugeot e os seus colegas do Departamento de Desenho da Peugeot Sport e as semelhanças entre o modelo do Dakar e a versão de produção são assombrosas.

Longe de ser simplesmente um exercício de estilo, o 2008 DKR apresenta um ar agressivo que resulta das exigências técnicas associados à missão a cumprir. “Demos instruções precisas ao Centro de Estilo Peugeot“, explica o chefe do projecto da Peugeot Sport, Jean-Christophe Pailler. “Fornecemos as dimensões chave básicas, assim com outras informações relacionadas com o espaço do habitáculo que necessitamos, o tamanho das rodas e curso da suspensão. Tinham também dados aerodinâmicos resultantes do nosso anterior trabalho de ensaios que realizámos.”

De facto a equipa de desenho da Peugeot Spot teve que dar resposta num muito curto de tempo em relação à transmissão da nova “besta”: tracção a duas ou às quatro rodas? A decisão teve uma influência determinante em duas áreas chave do desenho do carro: “Levámos a cabo uma análise profunda do que já existia no mundo dos ralis e pesámos os prós e os contras de ambas as soluções. Acabámos por optar por um solução que vai muito para além da competência. Dada a capacidade ‘off-road’ da transmissão de duas rodas motrizes e a forma como funciona em areia, a nossa opção for para a tracção de duas rodas. Esta solução permite-nos utilizar rodas maiores e beneficiaremos também de um maior curso de suspensão. O DKR 2008 vai assim utilizar pneus Michelin com 37 polegadas de diâmetro (quase 94 cm)”.

Todos estes dados influíram directamente no processo de trabalho dos estilistas da Peugeot, mas os quatro membros desta equipa aceitaram com entusiasmo o desafio de desenvolver um novo “leão”, que muito depressa se fará à estrada para ultrapassar os obstáculos que compõem as provas de Todo-o-Terreno a nível Mundial.

A principal dificuldade residia em adaptar o estilo do modelo de produção à exigência técnica dos difíceis terrenos das provas de todo-o-terreno,” assinala Giovanni Rizzo, responsável pelo desenho exterior do 2008. “Tínhamos duas formas de abordar esta tarefa: ou através da adopção de uma norma 2008, ou inspirar-nos nas formas gerais do 2008 mas desenhar um carro que fosse ao encontro das exigências que vai encontrar. Optámos pelo segundo caminho para produzir uma versão renovada do 2008! Por exemplo o 2008 DKR não tem portas traseiras, o que faz com que se assemelhe aquilo que podia ser uma versão Coupé do modelo.”

Transferir, em termos de estilo, os exemplos da versão de estrada do automóvel para os desafios do Dakar foi relativamente simples, mas a parte dianteira foi tarefa mais exigente para a equipa de desenho. Assim conta Michaël Trouvé, Design Manager da Peugeot: “Pelo facto de necessitar de uma grande maneabilidade, o ângulo de aproximação tinha que ser muito alto. Isto resultou numa frente muito curta, que por sua vez deu lugar a um desenho muito diferente do da versão de estrada. A equipa técnica ouviu os nossos argumentos e aceitou alterar alguns pontos que poderiam significar problemas para nós. Isso deu-nos alguma liberdade para desenhar uma frente o mais possível com o ‘olhar’ do carro de produção.”

 

 

 

Depois de ter conquistado o Dakar por sete vezes com as cores da Red Bull, com carros de duas e de quatro rodas motrizes, Carlos Sainz está consciente das limitações técnicas que se vivem nas etapas sul-americanas e mostrou-se imediatamente rendido ao desenho do carro. “A filosofia do DKR 2008 marca uma ruptura e traz um grande número de novas ideias,” comenta o piloto espanhol. “O resultado final é muito diferente de qualquer outro automóvel de duas rodas motrizes. É muito compacto e isso e bom. Depois de ter alinhado nas duas últimas edições do Dakar com um carro de duas rodas motrizes estou convencido de que é uma solução ganhadora. É necessário ter um carro cuidadosamente desenhado, que se adapte aos diferentes tipos de terreno. Mas a Peugeot Sport tem o “know-how necessário, a tecnologia e os meios para enfrentar este desafio único e altamente estimulante para todos no seio da equipa.”

O que está por baixo da carroçaria continua em segredo por mais algum tempo, mas as espectaculares formas do 2008 DKR causarão grande impacto, mesmo antes de o novo carro começar a levantar pó.

 

Siga o projecto em: www.redbull.com/Peugeot-returns

Veja o vídeo em: http://youtu.be/IzjDbdlmUwY



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: