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Beyond

11/11/2015
 

Novo estudo revela as mais recentes tendências digitais entre os utilizadores de Internet em Portuga

 

A Hill+Knowlton Strategies apresentou um novo estudo trimestral sobre o comportamento dos utilizadores de internet em Portugal, em parceria com a GlobalWebIndex, promotora em 34 países do maior estudo sobre consumidores digitais. O estudo mostra o que fazem os Portugueses online bem como as marcas de tecnologia e de smartphones que é mais provável usarem.

 

O estudo analisa uma quantidade diversa de atitudes, comportamentos e interesses. Demonstra ainda de que forma os utilizadores de internet em Portugal se comparam com os seus congéneres Europeus e mundiais. Os principais temas incluem as redes sociais mais populares em Portugal, quantas pessoas têm smartphones, tablets e wearables (tais como relógios inteligentes), quanto tempo por dia dedicam aos media digitais por comparação com os media tradicionais, e quantos compram online.

 

As principais conclusões das duas primeiras vagas do estudo incluem:

 

  • Os utilizadores de internet em Portugal passam uma média de 5.93 horas por dia online, e destas 1.52 horas através de telemóveis.

 

  • Os consumidores digitais Portugueses utilizam, tipicamente, as redes sociais durante 1.9 horas por dia, e 1 em cada 3 minutos online é passado numa rede social. Em média, os Portugueses estão inscritos em 4 redes sociais mas utilizam ativamente apenas uma média de 2.3.

 

  • O Facebook é a rede social mais popular em Portugal, com mais de 90% dos utilizadores de internet a afirmarem ter uma conta neste serviço, 89% a visitá-la todos os meses e 65% a afirmar que a utiliza ativamente. No entanto, o YouTube é a rede que tem o maior número de visitantes numa base mensal (90%), mostrando a importância dos conteúdos em vídeo para os Portugueses.

 

  • Mais de três quartos dos utilizadores têm um smartphone e 55% um tablet. A Samsung é a marca de dispositivos móveis mais popular, sendo que 31% dos utilizadores afirma ter um modelo da marca e 17% considera comprar um.

 

  • A tecnologia wearable é ainda um nicho, já que apenas 3% dos utilizadores Portugueses tem um relógio inteligente e apenas 2% uma pulseira inteligente.

 

  • Os maiores utilizadores de internet móvel em Portugal têm entre 16-24 anos, ligando-se à internet uma média de 2.16 horas por dia através destes dispositivos. Isto significa que os consumidores mais jovens utilizam a internet através do telemóvel durante 4.5 vezes mais tempo que o grupo mais velho (55-64) inquirido pela GlobalWebIndex.

 

  • O second-screening é uma actividade largamente utilizada em Portugal. Mais de três quartos dos utilizadores adultos afirmam que utilizam outro dispositivo enquanto veem televisão, com os computadores portáteis (49%) e os telemóveis (43%) a serem os dispositivos mais utilizados para o second-screening. Neste contexto, o mais provável é que os utilizadores Portugueses estejam a ver as redes sociais (41%) ou a falar com amigos (34%).

 

  • O Facebook Messenger é a aplicação de conversação mais utilizada em Portugal (42% usam-na todos os meses). Esta é seguida pelo Skype (22%) e pelo WhatsApp (21%). No entanto, os mais jovens adoram o Snapchat – 35% dos utilizadores entre os 16 e os 19 anos utilizam-no (em comparação com os 8% registados a nível nacional)

 

  • No que respeita a televisão, a tradicional continua a reinar (2.19 horas por dia), mas a televisão online regista já uma média de 0.49 horas de visualização diária.

 

  • Mais de 1 milhão dos utilizadores em Portugal colocam-se invisíveis online através de Virtual Private Networks (VPNs). Os Portugueses provavelmente fazem-no para poderem aceder a sites com restrições no trabalho, para se manterem anónimos ou para acederem mais facilmente a sites de conteúdo de entretenimento tais como o Netflix.

 

  • Quase metade dos utilizadores de internet em Portugal compra produtos online, com 43% a fazerem-nos através do computador, 10% através dos telemóveis e 8% através de tablets. Quase um quarto afirma ter publicado uma opinião online no último mês sobre um determinado produto.

 

  • Roupa é o que os Portugueses mais compram (15%) ou pesquisam (20%) online. Entregas gratuitas é o fator que mais leva à compra online – 75% afirma que a existência deste serviço os torna mais disponíveis para comprar algo através da internet.

 

  • Os anúncios, tanto online como na TV/rádio, continuam a ser a maior fonte de descoberta de uma marca, mas mais de um quarto dos Portugueses afirmam que as recomendações através das redes sociais também os levam a descobrir novos produtos.

 

 

“É com grande entusiasmo que fazemos esta parceria com a GlobalWebIndex para lançar este estudo em Portugal. Enquanto consultora de relações públicas, olhamos para os insights e para a intelligence como a base de todo o trabalho que desenvolvemos. Conhecer e compreender os públicos dos nossos clientes é o que nos permite chegar às estratégias e às formas de amplificação capazes de criar uma comunicação efetiva e impactante,” afirma Ingo Heijnen, Presidente da Hill+Knowlton Strategies Portugal, sobre esta parceria.

 

“Estamos muito satisfeitos por trazer o nosso estudo para Portugal, o nosso 34º país. Estamos particularmente impressionados com alguns dos resultados das primeiras vagas, nomeadamente a popularidade das redes sociais, que representam 1 em cada 3 minutos passados online. O Facebook é ainda a principal rede – é, de longe, a mais popular, detém a principal aplicação de conversação e os utilizadores em Portugal são mais entusiastas no uso do Facebook que os seus vizinhos Europeus,” comenta Jason Mander, Director of Research & Insight da GlobalWebIndex.

 

“A importância futura dos telemóveis em Portugal é também evidente. Mais de três quartos já têm um smartphone e a pessoa média liga-se à internet através do telemóvel 1.5 horas por dia. Apesar destes resultados estarem ainda um pouco atrás da média global, com os utilizadores entre os 16 e os 24 anos a ligarem-se à internet móvel durante mais de 2 horas por dia, torna-se claro que Portugal será muito mais móvel nos próximos anos,” conclui.

 

Sobre o Estudo

Todos os dados vêm das vagas de Q2 e Q3 2015 do estudo online da GlobalWebIndex realizado a 1.558 utilizadores de internet Portuguese com idades entre os 16 e os 64 anos.

Os dados foram recolhidos entre Junho e Julho e Setembro e Outubro de 2015 com os inquiridos a responderem a um questionário online que utilizou técnicas de amostras estratificadas para assegurar a representatividade da população utilizadora da internet entre os 16 e os 64 anos de idade. Todos os anos, a GlobalWebIndex vai questionar um mínimo de 750 Portugueses por trimestre, perfazendo uma amostra anual de 3.000 utilizadores de internet. Nenhum indivíduo poderá participar no estudo mais do que uma vez por ano e a GlobalWebIndez introduz quotas para assegurar as corretas proporções em termos de sexo, idade e educação.

 



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

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