Tekie
By iTech



iDrive

03/10/2014
 

Todos os caminhos vão dar a Paris

Existem dois acontecimentos todos os anos, um em Março, em Genebra, considerado terreno neutral, por isso palco de eleição para mostrar muitas novidades do ano.

E depois em Outubro temos ano sim ano não, Paris (nos anos ímpares temos Frankfurt). E este ano o salão está ao rubro, temos estreias absolutas de marcas em segmentos (Como por exemplo Jaguar, Fiar e Mercedes) e as estreias mais ou menos esperadas.

Comecemos pela Audi com a sua 3ª geração do TT, depois de conhecermos o coupé, prestes a chegar a Portugal, é a vez do roadster. Mas tudo aponta que a Audi nesta geração vai estrear outras variantes, fala-se num Crossover, num 5 portas (resposta ao CLA!?!) e mesmo numa shooting Brake.

Bentley

A Bentley tem novidades quando o Rei faz anos, mas não quiz passar depercebida, por isso apresenta o Muslanne Speed. Normalmente um proprietário de um Bentley vai no banco de trás, mas como este tem um V8 com 530 cv, o construtor britânico diz que o condutor vai ser o previligiado.

BMW

Ainda a fazer crescer a gama, não estaremos a cometer sacrilégio ao dizer que a BMW está mais perto de ser um generalista Premium, que uma marca unicamente Premium.

As novidades para Paris passam pelo Serie 2 Cabrio e pelo X5 eléctrico. O série 2 cabrio é o herdeiro do anterior Série 1, muda a designação, mantém-se a sedução.

O X5 e-Drive conjuga um  motor eléctrico e um a gasolina de 4 cilindros, que promete 3,2 litors ao Cem, o que não deixa de ser espantoso. O motor eléctrico permite os 120 km/h, algo inédito num híbrido Pugin (permite que se carregue a bateria numa tomada).

Citroen

Se há marca que tem o direito de lançar carros diferentes e que ninguém critica, essa marca é a Citroen e o mais recente exemplo é o Cactus. A Citroen só errou ao lançã-lo após o C4 Picasso, pois herdam a mesma linguagem de design na frente, perdeu parte do impacto. Em Paris a novidade vem no motor hibrido ar comprimido e gasolina, que promete 2 litros aos cem. Meta estabelecida para 2020 pelo governo francês. O motor é o já revelado em Genebra no 208.

Outra estreia da Citroen é o C1 Urban Ride, com ares de SUV que só será produzido se o publico o pedir. Esperemos que o seja.

Dacia

Lodgy Stepway

A marca do grupo Renault que mais lucro dá aventura-se em tornar toda a gama mais aventureira, exemplo disso é o monovolume Lodgy.

DS Divine concept

Para celebrar a sua independência dentro do grupo PSA, este é o primeiro salão em que tem um espaço próprio, separado da Citroen. A DS apresenta o Divine (DS em francês lê-se déesse, ou seja deusa, divinal). Sendo apenas um indicador do futuro estilístico da marca, gostaríamos que fosse um modelo real.

Ferrarri 458 Special A

Um Ferrari é sempre um Ferrari e aqui a casa italiana acrescentou um “A”, que significa Aperta, ou seja Aberta. A versão descapotável do modelo Italiano.

Fiat 500X

A Fiat está a basear toda a a sua gama no 500 e desta feita temos uma versão Crossover. Estilisticamente mais conseguida que o L, este modelo está destinado ao sucesso. Uma estreia no segmento do 500, mas a Fiat sabe o que faz, tem anos de experiência no Panda 4×4 e a ajuda da Jeep.

Ford Mustang

Outra estreia aguardada é o Mustang a pensar no Europeus com um Motor Ecotec de 4 cilindros e 2.0 de cilindrada. Vamos ver como se sai esta motorização e se não envergonha o nobre V8.

Outras novidades passam pela epidemia “Aston Martin” no Focus e C-Max (restyling a relembrar a frente dos Aston Martin, como no Fiesta) e a nova geração do S-Max, que não escapou a esta epidemia.

Honda

A Honda leva um amão cheia de novidades. Seja a terceira geração do Jazz, que volta a apostar numa receita de sucesso. quer o HRV europeu, CRV, Civic Sport e o muito aguardado Type R.

O HRV utiliza a base e filosifia do Jazz e marca um regresso muito aguardado do saudoso HRV que tanto sucesso fez há década e meia

Hyundai

Num segmento muito concrrido, a Hyundai aposta o i20. Se mantiver a filosofia de qualidade do i10, temos um modelo a ter em atenção.

Jaguar

O XE é a entrada em grande da Jaguar neste segmento (vamos ignorar o flop chamado XS). É talvez o lançamento mais importante da história recente da Jaguar e possivelmente o carro do salão. Temos pena que depois de desenhar um carro tão bonito a inspiração se tenha esgotado antes de chegar à traseira. Vamos ver como se sai o Baby Jag contra a armada alemã (C, A4 e Série 3).

Kia

Além do restyling do Rio, a Kia vai apresentar o seu SUV Sorento. E classifica-o como mais luxuoso…

Lamborghini

A grande supresa reservada para o salão de Paris chama-se Asterion LPI910-4… Classificado por muitos pelo mais bonito dos Lambo, eu digo apenas que é o mais próximo de um Ferrari que alguma vez estará um Lambo. o desenho demasiado limpo contra o “normal”, ou seja, linhas angulosas, faz-me lembrar um Ferrari, sacrilégio! Vejam a Frente…

De resto temos um primeiro hibrido da Lamborghini…. Tractores, pois… Más linguas vindas de Maranello!

Lamborghini Asterion LPI910-4 Concept - Front Angle, 2014, 800x600, 1 of 9

Land Rover

A estrela é o substituto do Freelander, totalmente transformado no no Discovery Sport. Está assumida dentro da JLR que os Range se destinam ao luxo e os Land ao trabalho… Sim, pois… Quem coloca mais de 50 mil euros na lama?

Mazda MX5

Uma nova geração do MX5 é sempre noticia e não fossem tantas as novidades no salão, mais ninguém falaria de outra coisa.

Mercedes AMG GT

Outra vitima de um salão recheado de estrelas e em especial do Lambo hibrido com nome de Minotauro. O anti 911 já roubou tantos corações e tantas vendas ao 911… Que se pode dar ao luxo de repartir as luzes da ribalta com outras estrelas!

Opel Corsa

Depois da novela PSA, o que resta é a antiga plataforma partilhada com a Fiat e um novo Corsa. Parece uma novela tantos casamento desfeitos da GM.

Mini 5 portas

A BMW não se limita a crescer a sua gama, também o faz com a Mini. E sacrilégio atrás de sacrilégio lança o impensável, o mini de 5 portas (desculpe caro redactor mas o sacrilégio não era o Countryman?). Com certeza vai ser o maior sucesso de sempre da Mini. Sacrilégio é o dinheiro que a Mini faz!

Peugeot

A Jogar em casa a Peugeot volta a mostrar o 208 Hybrid Air 2 L, o Exalt, o Colbalt e o 308 GT com motor do 208 GTi. O 308 GTi terá outro motor.

Nissan

A Nissan desde do Almera que não acerta no segmento C tradicional, parece que só sabe fazer (e bem) SUVs. O Pulsar volta a ser uma tentativa, não mais do que isso.

Porsche Cayene Hibrido

Apesar da BMW apresentar o x5 Hibrido a Porsche diz que é a primeira a lançar um SUV topo de gama híbrido… Marketing…

Renault

Eolab 1 L

Outra marca a jogar em casa e se as conterrâneas se contentam com consumos de 2 litros e adaptar carros de produção, a Renault  lançou um carro próprio e consumos anunciados de 1 Litro. Mas a mecanica não é tão inovadora como do grupo PSA. Recorre a um conjunto híbrido gasolina / eléctrico. Acho que não andamos muito longe do próximo Megane…

Space

A primeira Space foi a pioneira, houve um periodo em que se pensava que o monovolume iria substituir tudo o que é carro (a renault tinha um monovolume para todos os segmentos). Mas surgiram os Crossovers. Maldita Nissan, maldito Qashqai. E eis que surge uma Space 14 centímetros mais baixa e ca distância ao solo aumentou 4 cm. Ah ! E o chassis do Laguna com 4 rodas direccionais não ficou esquecido. Se não consegues ganhar, junta-te a eles…

 

Smart Fortwo e ForFour

Já aqui falámos dele, mas voltamos a falar porque estão quase aí e porque o 4 portas só irá custar mais mil euros que o 2 lugares, 2 portas. E porque o Smart Fortwo será sempre o original…

Seat Leon x-perience

Enquanto não chega o anunciado SUV espanhol, o Leon arregaçou as calças e prepara-se para atravessar pequenos ribeiros.

Suzuki Vitara

De volta a Portugal a Suzuki apresenta nova geração do Vitara, não tão atraente como a geração anterior, mas mesmo assim um Jipe Suzuki.

A Toyota afirma que o futuro é movido a hidrógeneo e não electricidade e o FCv é a prova disso

Volvo XC90

Um dos mais antigos modelos no mercado vai finalmente ser substituido e não por um modelo qualquer, outra estrela do salão parisiense

E o nosso passeio pelo Campos Elisios termina com o novo Passat, na versão eléctrica.



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: