Tekie
By iTech



Beyond

14/04/2014
 

O DESAFIO DO SISTEMA BANCÁRIO: MICROPAGAMENTOS POR TELEMÓVEL

Os pagamentos através do telemóvel estão a aumentar. Muitos são já os serviços possíveis de efectuar: mobile banking -operações bancárias tradicionais através do telemóvel; mobile authentication-autenticação para validar a ordem de pagamento; mobile payment-compra de bens ou serviços através do telemóvel; mobile remittance-transferências directas através do telemóvel.

O uso intensivo do telemóvel e as novas tecnologias estão a mudar a forma como os utilizadores fazem os pagamentos. O Mobile banking, por exemplo, foi o primeiro passo depois de ter aparecido o Smartphone. Normalmente é utilizado para consulta e pequenas operações (operações tradicionais).

 

A Internet, por seu lado, é utilizada todos os dias. Cada vez há mais utilizadores a comprar online. A Visa & a Mastercard lançaram o 3D Secure, uma iniciativa de operações e-commerce seguras (PC & Telemovel).

 

O primeiro teste para a desmaterialização do cartão foi o pagamento SMS. Actualmente existem novas tecnologias aplicadas à desmaterialização do cartão: 2D Code: principalmente no ciclo fechado e NFC: Pagamento sem contacto.

 

O modelo mais avançado será o do pagamento “pessoa para pessoa”: hoje existem algumas tentativas no mercado maduro. Este será o próximo passo no contexto de pagamento móvel. Cada individuo poderá dar uma ordem de transferência monetária para outra pessoa a partir do seu telemóvel.

 

O NFC – Near Field Communication – é um sistema de comunicação wireless que permite a troca num curto alcance de informações entre dispositivos. A frequência utilizada no NFC permite usá-lo sem a necessidade de licença pública. Proporciona a utilização de curta distância e a compatibilidade com todos os padrões de segurança e sistema encriptados.

Já estão disponíveis no mercado telemóveis com esta tecnologia. Espera-se uma explosão e popularização do NFC em 2014 dadas as vantagens que o serviço apresenta.

 

O grande desafio para o sistema bancário será, portanto, a aquisição de micropagamentos (que hoje são feitos em dinheiro). Com o sistema NFC, reduz-se o custo de emissão de cartões e facilitam-se as transações de baixo valor em ambiente seguro. No futuro, novas formas de pagamento, seguras e fáceis irão surgir, permitindo a substituição do uso do dinheiro e o aumento da utilização de pagamentos correntes (cartão, web, telemóvel).

 

ATOS MOBILE WALLET

 

Nesta matéria, a ATOS Worldline, empresa da ATOS especializada em serviços transacionais de alta tecnologia (HTTS – Hi-Tech Serviços Transacionais), lançou a aplicação Atos Mobile Wallet para pagamentos móveis compatíveis com o NFC (Near Field Communication) para Visa e MasterCard. Este serviço encontra-se disponível para emissores de cartões em todo o mundo. Com este aplicativo, o utilizador final pode pagar, num crescente número de empresas que permitam o pagamento sem contato, simplesmente passando o telemóvel no terminal de pagamento e digitando o código PIN diretamente no telefone. A Atos Mobile Wallet, que tem por base uma arquitetura inovadora que combina serviços de aplicações em Cloud e móveis, permite serviços de valor acrescentado diferenciado, tais como, o pagamento em Cloud e serviços transacionais NFC.

 

A Atos Mobile Wallet oferece pagamentos rápidos e seguros através do telemóvel, e fornece serviços de valor acrescentado diferenciado a estes cartões “desmaterializados “, permitindo manter o controlo sobre o relacionamento com os clientes existentes e responder às necessidades de mudança dos utilizadores finais. Este serviço implementa as mais recentes especificações do Visa, MasterCard, SIMalliance e AFSCM, combinados com design elegante para fornecer aos utilizadores uma forma interativa, simpática e completa de realizar pagamentos móveis NFC.

 

Esta Aplicação permite a integração direta com as plataformas de pagamento para fornecer facilidade de registro de utilizadores e histórico de transações de pagamento on-line, e ainda informações de conta e cartão, que são possíveis graças ao Mobile Gateway, oferecido como um serviço para a aplicação. Os serviços de valor acrescentado, tais como autenticação segura, coupons, programas de fidelização, ligação com os sistemas de pagamento carteira cloud e P2P (people to people) podem ser facilmente implementados para responder à estratégia da emissora, o layout pode ser facilmente personalizado com as cores e logótipo da emissora, o que permite uma rápida comercialização.



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: