Na véspera do Salão Internacional Automóvel de Nova Iorque, a Jaguar Land Rover revelou algumas das novidades avançadas em desenvolvimento para proporcionar uma condução inteligente em estrada e fora de estrada para os clientes do amanhã.
Estas tecnologias incluem a condução fora de estrada à distância, a monitorização do terreno por laser infra-vermelho, a ativação do controlo por gestos e voz, vidros inteligentes que revolucionam a conectividade interior e a condução semi-autónoma, tanto em estrada como fora de estrada.
O sistema Terrain Response da nova geração prevê as condições fora de estrada e a profundidade da água
Para a marca Land Rover, é uma prioridade desafiar os limites da sua reconhecida abrangência de capacidades.
A próxima geração do sistema multi-modo de deteção de terreno da Land Rover, Terrain Response, poderá ser maximizada com a função de monitorização do terreno, que utiliza lasers infra-vermelhos integrados nos faróis de nevoeiro dianteiros do Discovery Vision Concept para monitorizar o piso à frente do veículo
Estes sensores analisam o tipo de terreno à sua frente para avaliar e determinar a reacção do veículo. De seguida, o veículo ativa automaticamente o sistema de tração apropriado para melhor lidar com o terreno. Pode ser visualizado um mapa de contornos do terreno no ecrã de alta definição integrado na consola, que disponibiliza uma referência visual ao condutor.
O sistema de passagem a vau baseia-se na tecnologia atual Wade Sensing da Land Rover e vai um passo mais à frente, determinando a profundidade da água antes do veículo iniciar a travessia. Um novo sistema de deteção utiliza lasers para calcular a profundidade da água e informar o condutor sobre a possibilidade de realização da manobra, mesmo antes de molhar os pneus.
Condução fora de estrada por controlo remoto
A Jaguar Land Rover está a trabalhar arduamente no desenvolvimento de veículos autónomos que permitam a sua condução automática se o condutor assim o desejar.
Estes sistemas de auxílio à condução incluem o Controlo de Velocidade Fora de Estrada, que permite a condução semi-autónoma fora de estrada a velocidade reduzida. Trata-se de um controlo de velocidade de cruzeiro fora de estrada de baixa velocidade que direciona o binário para permitir a condução a uma velocidade estável selecionada pelo condutor. Este sistema pode ser utilizado com o condutor dentro do veículo ou, em condições extremas fora de estrada, o condutor pode considerar que é mais seguro e simples deslocar o veículo muito lentamente sobre os obstáculos a partir do exterior através do sistema por controlo remoto. Este permite ao condutor observar o veículo, controlando-o do exterior a uma velocidade muito reduzida através de um tablet, smartphone ou do controlo que se pode ser retirado do próprio veículo. O controlo remoto pode também ser utilizado para estacionar o veículo ou para engatar o reboque.
A principal razão para o desenvolvimento de veículos mais inteligentes é a redução dos erros de condução, dado que a maioria dos acidentes são causados por erro humano.
A Human Machine Interface (HMI) inclui vidros inteligentes
Todos os vidros do Discovery Vision Concept da Land Rover (as janelas, o tejadilho panorâmico e, em combinação com a tecnologia Head-Up Display ou HUD, o pára-brisas) são vidros inteligentes.
O Dr. Epple acredita que isto proporciona numerosas vantagens, incluindo o acesso a informação dentro do veículo e a melhoria da visibilidade. As câmaras incorporadas no veículo podem projetar imagens de vídeo nos vidros inteligentes ou no HUD, que pode facilitar a realização de manobras difíceis, como marcha atrás em curva. Os vidros “inteligentes” podem também incorporar interruptores que apenas se tornam visíveis ao aproximar um dedo.
A HMI do Discovery Vision Concept inclui controlo por gestos e voz
As portas e a tampa da bagageira do Discovery Vision Concept são acionadas através de controlo por gestos, da mesma forma que várias outras funções. O controlo por gestos será uma realidade nos veículos Jaguar Land Rover num futuro próximo. Os controlos reconhecem movimentos específicos da mão ou dos dedos, eliminando a possibilidade de ativar funções involuntariamente.
O conceito de imagem virtual através do “capot invisível” melhora a visibilidade e o posicionamento do veículo
As numerosas tecnologias de auxílio à condução incorporadas no Discovery Vision Concept foram criadas para proporcionar uma condução mais fácil, divertida e segura. Uma das tecnologias mais interessantes é o “capot invisível”, um conceito de imagem virtual que melhora a visibilidade do condutor na dianteira do veículo.
As câmaras incorporadas sob a grelha dianteira do veículo enviam imagens de vídeo do terreno, que são projetadas na HUD do pára-brisas, através do qual o condutor pode ver o terreno (normalmente bloqueado pelo capot e motor) e a posição das rodas dianteiras.
A ideia pode também revelar-se útil na condução em estrada. Num Jaguar, esta nova geração de HUD poderia melhorar a performance da condução através da projeção de informação sobre a estrada ou da trajetória ideal do veículo, ideal para a condução em pista. Auxilia também o condutor a ver “nas curvas”, dado que a câmara pode disponibilizar informação antecipada ao condutor.
Orientação por laser permite a comunicação com outros condutores
À medida que avançamos para níveis superiores de autonomia, a Jaguar Land Rover tem consciência da importância de encontrar novas formas de comunicar visualmente com os outros utilizadores da estrada.
O Discovery Vision Concept inclui a projeção laser que utiliza luz laser associada com cores específicas no espectro visível para projetar imagens na estrada que são visíveis tanto para o condutor como para os outros utilizadores da estrada. Esta funcionalidade disponibiliza numerosas aplicações, tais como a projeção de triângulos de aviso atrás do veículo para avisar os outros condutores em caso de paragem ou em condições de nevoeiro. O sistema pode também projetar imagens sobre a estrada e paredes para auxiliar a condução e o estacionamento em espaços reduzidos ou para auxiliar o condutor a avaliar a distância entre obstáculos na condução fora de estrada.
Revestimento em couro impermeável e piso prático em madeira
O primeiro Range Rover e os primeiros Land Rover ficaram conhecidos pelos seus interiores funcionais, que podiam ser lavados à mangueira. Apesar destes interiores não serem apropriados para um veículo premium, eram, sem dúvida, muito práticos, especialmente após uma dura sessão de condução fora de estrada em lama.
O Discovery Vision Concept incorpora um interior da mais elevada qualidade e incrivelmente prático. Gerry McGovern, Chief Creative Officer, e a sua equipa selecionaram couro Foglizzo, desenvolvido especialmente para o revestimento. Tem, não apenas uma aparência e tacto luxuosos, como repele também a água e sujidade. McGovern descreve o piso fora do comum com revestimento em madeira como “surpreendentemente prático e mais fácil de limpar que uma alcatifa convencional”.
Incorpora também uma configuração de bancos inovadora com a possibilidade de “rebater e deslizar”, que permite uma configuração tipo limusina com quatro lugares ou uma configuração com cinco, seis ou sete lugares.