Tekie
By iTech



Beyond

03/04/2014
 

Europeus não prescindem do smartphone durante as férias

 A eDreams apresenta hoje os resultados do estudo “Férias e Smartphones”(http://blog.edreams.pt/estudo-ferias-e-smartphones)que realizou com o intuito de conhecer o uso do telemóvel durante as férias. Conclui que 9 em cada 10 turistas europeus utilizam o telemóvel durante as férias, não dispensando de comunicar através do Whatsapp e partilhar informação no Facebook.

O uso da tecnologia móvel no sector das viagens tem vindo a crescer nos últimos anos e os turistas, mesmo de férias, não dispensam da utilização de redes sociais para partilha das suas fotografias e vídeos ou de aplicações para estar em contacto com a família e amigos.

O estudo feito pela eDreams mostra que mais de 70% dos participantes admitem a utilização do smartphone várias vezes por dia durante as férias. Os europeus, simplesmente, não querem estar desconectados mesmo quando viajam em férias para descansar e deixar a rotina de lado. Estar em contacto com a família e amigos, tirar fotografias, fazer vídeos e partilhá-los e pesquisar informação na Internet são as principais tarefas dos utilizadores nos seus smartphones porque gostam de partilhar os detalhes da sua viagem enquanto estão fora.

Este estudo mostra também a importância dada ao acesso à Internet sem fios no momento de escolher o hotel onde ficar. O fato de um hotel não ter acesso à internet via wireless poderá ter uma influência negativa durante a reserva.

76% dos inquiridos revela que o acesso à Internet sem fios é muito importante, mas há quem ainda consiga ficar desconectado durante as férias. Cerca de 16% dos portugueses afirmam não usar qualquer rede social durante as férias.

Portugueses ainda reticentes ao uso das Apps para Comunicação

O Whatsapp é a aplicação mais utilizada pelos europeus quando questionados acerca da forma como comunicam com os seus familiares e amigos. No entanto, é de destacar que os portugueses ainda preferem o tradicional SMS(com cerca de 39%) para comunicar.

 

Em relação às aplicações práticas, como localizações, previsões meteorológicas, tradutores ou conversores de moedas, o Google Maps é sem dúvida a aplicação mais usada pelos turistas (64%). Procurar no mapa em papel a nossa localização está definitivamente fora de moda. O Google Maps localiza-nos e define-nos imediatamente qual o melhor caminho para onde queremos ir.

Se há coisa que os turistas ainda conseguem prescindir é de música durante as suas férias, talvez porque prefiram falar com o seu companheiro de viagem ou partilhar experiências com outros viajantes. Os que utilizam aplicações para ouvir música preferem o Spotify.

A rede social preferida para a partilha de fotografias, informação sobre a viagem e escrever mensagens aos amigos continua a ser, sem dúvida, o Facebook. As fotografias são uma das melhores recordações para perdurar os momentos mais felizes e gostamos de partilhá-los quase em tempo real, por isso o Instagram ocupa a segunda posição como rede social mais popular.

Tendências futuras no acesso à Internet

O acesso à Internet através de dispositivos móveis está a generalizar-se e a diversidade de tarefas que se podem realizar para nos ajudar no dia-a-dia é cada vez maior. O comércio online começa a ganhar força, pois o número de utilizadores que realiza compras de serviços através do smartphone, nomeadamente voos, bilhetes de comboio, autocarro e reservas de hotel está a crescer a uma grande velocidade.

No futuro, os viajantes desejam receber informação mais detalhada no seu smartphone sobre os destinos para onde viajam e ver melhorias ao nível dos tradutores automáticos. Esta será uma tendência que poderá significar a substituição dos guias turísticos em papel pelas aplicações.

 



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: