Tekie
By iTech



Mountain View

29/05/2015
 

Conheça as novidades da Google I/O

Em poucos anos, a tecnologia mobile mudou completamente a forma como encontramos informação e entretenimento, comunicamos com os amigos e família e realizamos as tarefas no dia a dia. Ter um supercomputador no nosso bolso passou a ser uma espécie de segunda natureza; hoje há mais pesquisas a partir dos dispositivos móveis do que de PC’s e, de acordo com algumas estimativas, há mais dispositivos móveis do que pessoas no planeta. Para mostrar a evidência da revolução mobile basta apenas olhar para o crescimento do Android. Há neste momento mais de mil milhões de utilizadores Android em todo o mundo —um longo caminho desde que lançámos o primeiro telefone Android em 2008. Existem mais de 4.000 dispositivos Android únicos no mercado, de mais de 400 fabricantes e mais de 500 operadores.

 

Os próprios dispositivos também mudaram muito. Hoje, num mundo multi-ecrã pode estar a utilizar Android no seu telemóvel, no seu tablet, no seu pulso, no seu carro e na sua sala de estar e ir trocando entre eles de forma suave. Muitos deles chegaram no ano passado. Actualmente pode escolher entre sete relógios Android Wear, sem mencionar as braceletes, estilos e os mais 1.500 fundos de relógios desenvolvidos por programadores.

Até final deste anos, 35 modelos de carros irão ter o Android Auto ajudando-o a aceder à pesquisa, Mapas, música e outra informação através dos controlos do seu carro. Os primeiros dispositivos a correr Android TV também acabam de chegar.

 

Com todos estes novos locais e dispositivos para as pessoas utilizarem o Android, os programadores têm ainda mais oportunidades para desenvolverem aplicações que as pessoas utilizem para fins educacionais, entretenimento, etc. Por isso, hoje falámos de novas ferramentas e de funcionalidades que estamos a proporcionar para criarem experiências mais poderosas na plataforma Android.

 

 

 

M proporciona um desempenho melhor e reforça a experiência do utilizador

 

Android M é o sistema Android mais poderoso lançado até hoje e dispõe de centenas de melhorias na plataforma. Entre os principais destaques: melhorámos a duração da bateria, simplificámos o sistema de permissões de modo a tornar mais simples a sua decisão sobre qual a informação que as aplicações do seu telemóvel podem utilizar. Fizemos uma primeira apresentação do Android Pay que permite fazer pagamentos com o seu telemóvel sem ter de abrir uma aplicação. E estamos também a tornar mais simples encontrar informação nas aplicações e apresentámos actualizações importantes no Google Now (mais informação em baixo!).

Organizando a informação mundial, melhor

O seu telemóvel contém muita informação mas nem sempre é fácil encontrar aquela informação específica quando precisa — como saberá muito bem se alguma vez tentou procurar um e-mail, organizar centenas de fotos nos dispositivos ou procurar críticas a um restaurante ao mesmo tempo que conversa com amigos sobre os planos para o jantar. Felizmente, encontrar e organizar a informação é algo em que a Google é boa a fazer (alguns podem mesmo considerá-lo a nossa missão).
Enquanto parte do lançamento do Android M, estamos a melhorar o Google Now para proporcionar ajuda às pessoas no exacto momento em que precisam dela — como, por exemplo, ver se há alguma mesa disponível num novo restaurante ou quando ou onde está a ser exibido “Ritmo Perfeito 2” — e independentemente do que estiver a fazer no telefone. Estamos também a tornar mais simples a pesquisar novas aplicações e conteúdos dentre das aplicações — boas notícias para utilizadores e programadores.
Hoje lançámos também a nova aplicação Fotos que coloca num único local todas as suas fotos e vídeos, que o ajuda a navegar de forma simples entre eles e proporciona novas formas engraçadas de dar vida a estes momentos e de os partilhar com quem quiser.
Uma nova plataforma para a Internet das Coisas

Estamos rodeados por dispositivos mas eles existem independentes uns dos outros. O nosso dia a dia será muito mais simples quando estas tecnologias poderem comunicar entre si — uma aplicação de receitas poderá comunicar com o seu forno inteligente para o colocar na temperatura correcta para a receita. ​Ou fora de casa — dos sistemas de transportes que avisam os utentes das alterações de horários à agricultura onde sistemas de irrigação e máquinas são controlados pelo telefone.
Porém há ainda muitos constrangimentos – a experiência de utilização é inconsistente e confusa, muitas vezes os fabricantes refazem o seu trabalho em cada dispositivo, os dispositivos não têm interoperacionalidade entre si e os programadores, muitas vezes, não têm forma de criar uma experiência fantástica nos dispositivos.
Entre no Projecto Brillo, a nova plataforma que deriva do Android e que permite a fabricantes e programadores criarem dispositivos conectados. Enquanto parte do Brillo, estamos a introduzir também um protocolo de comunicações (Weave) desenvolvido em parceria com o Nest, APIs para programadores e um programa de certificação para garantir a interoperacionalidade das aplicações e dispositivos.
Apesar de estar previsto o lançamento no final do ano, fizemos hoje um pré-anúncio do Brillo porque estamos comprometidos em desenvolver um ecossistema vibrante onde todos trabalhem em conjunto para desenvolver a indústria.
Novas experiências móveis  

O Mobile evolui muito nos últimos anos com ecrãs conectados para diferente experiências dependendo das suas necessidades. Mas estamos apenas no início daquilo que irá provar ser uma experiência mobile imersiva. Na última I/O apresentámos o Cardboard que permite tornar o seu telemóvel numa experiência de realidade virtual. Neste momento, existem mais de 50 Aplicações Cardboard para filmes, jogos, visitas e aprendizagem e foi enviado mais de 1 milhão de Cardboards. Hoje, anunciámos suporte para programadores de iOS e revelámos o Google Expeditions que permite aos estudantes fazerem visitas virtuais com Cardboard até locais como a Lua ou o fundo dos Oceanos. Partilhámos também uma primeira apresentação do que será o Jump que permite capturar um mundo em vídeo e onde poderá envolver-se.
Os próximos mil milhões de utilizadores

Os primeiros mil milhões de utilizadores de Internet ficaram on-line através dos desktops. Os próximos seguirão um caminho diferente — provêm do mobile e dos smartphones – e apresentam um conjunto único de oportunidades e desafios. Estamos a trabalhar fortemente para garantir a estas pessoas têm uma grande experiência em todos os nossos produtos.

Além de fazer dispositivos mais baratos com os Chromebooks e o Android One (agora em sete países), estamos a fazer alterações para garantir que o nosso software funciona mesmo em locais onde não há boas ligações de internet. Lançámos uma versão simplificada da nossa página de resultados de pesquisa em 13 países e há 73 milhões de pessoas que utilizam o modo de poupança de dados do Chrome para navegar na Internet de forma mais eficiente. Finalmente, pré-anunciámos o Google Maps offline – que é tão simples como parece -, mapas que poderá utilizar offline, mesmo com as indicações de direcção por voz.

 

Resolvendo problemas complexos para um mundo Mobile

Desde os nossos dias iniciais da pesquisa, o nosso objectivo foi sempre desenvolver produtos para toda a gente, utilizando técnicas únicas para dar resposta aos grandes problemas. Isto é também relevante num mundo centrado no mobile – desde a procura de informação espalhada por aplicações passando pela ajuda às pessoas a organizarem e a partilharem as fotografias dos seus filhos, levar as pessoas em viagens virtuais às pirâmides até ajudar os próximos mil milhões a ficarem on-line.
Ao proporcionar uma plataforma sobre a qual qualquer programador pode inovar nós podemos chegar às pessoas em todo o mundo e colocar o poder da Internet nas suas mãos – independentemente do dispositivo que estão a utilizar, onde moram ou quem são. Aqui está a revolução Mobile. Estamos ansiosos por ver o que vem a seguir.

Post de Sundar Pichai, Senior Vice President, Products



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: