Tekie
By iTech



Mountain View

17/12/2014
 

Chromecast: uma Televisão mais interessante

A programação de qualquer canal de televisão está cada vez mais desinteressante, não só por causa dos conteúdos, que existem conteudos que agradam gregos e a troianos, mas porque não são transmitidos às horas e dias que temos disponibilidade.

Além disso, os conteúdos ainda são muito tradicionais e limitam-se a filmes, séries, noticiários e pouco mais. O teleespectador está cada vez mais exigente e quer outros conteúdos e quer queriamos quer não a TV continua a ser o maior ecrã lá de casa. Por isso a ideia subjacente ao Chromecast e a concorrência é uma: transmitir o que está no ecrã do smartphone ou do tablet na sua televisão.

E o que distingue o Chromecast da concorrência? O preço: 35€. E pelo facto de ser desenvolvido pela Google, o que é o garante de ter o suporte de um dos maiores players deste sector.

Além de ser muito mais flexível de que o produto do rival mais directo, o Apple TV. Este último, além de custar 99€ só permite a transmissão de vídeos de certas aplicações a partir de um iPhone, iPad ou um computador com Mac Os X. Enquanto que o Chromecaste permite a transmissão de vídeos, mas também do ecrã do smartphone ou tablet.

Ou seja, pode utilizar o Chromecast para apresentações, como uma ferramenta profissional, não só para entretenimento. Instalando a App “chromecast” consegue transformar qualquer smartphone ou tablet Android num centro multimédia. Além de que utilizando o Browser Chrome em qualquer computador Windows ou Mac consegue transformar esse computador num centro multimédia. Apenas tendo em atenção que esta funcionalidade ainda está em fase de desenvolvimento.

Outra limitação é que necessita de Video codecs H.264 High Profile Level 4.1, 4.2 e 5, VP8 para ver vídeos no Chromecast, o que implica encontrar software de conversão. Recomendo um pulinho a este site.

chromecast

A caixa só traz o dongle e o carregador via USB, trás instruções em forma de pictograma na embalagem e mais nada. Essas ilustrações indicam que o processo é simples. Mas pode ser algo complicado para quem é novo nestas andanças. Primeiro ligamos o Chromecast à Porta HDMI, não pode ser a um cabo ligado à TV, só se possuir um adaptador. Ligue igualmente à corrente, depois num smartphone ou tablet android aceda ao Google Play descarregue a APP e siga as instruções. Neste momento, para configurar o wifi do Chromecast é necessário ligar o seu smartphone à rede com o nome do Chromecast e então selecciona a rede que quer utilizar e coloca a password. A partir dai a instalação fica concluída e pode partir à aventura.

Google_Chromecast_35823617_02_1

No Chromecast não fazemos nada, é tudo através da App ou do browser. Ao contrário da Apple TV em que temos um comando e podemos utilizá-la independente de um iPhone ou iPad. Podemos inclusive ir ao youtube, alugar filmes e séries (debitados do seu iD apple). Duas filosofias distintas.

Mas o Chromecast ganha, nem que seja no preço e na flexibilidade de acesso. Por isso, consideramos o Chromecast a prenda ideal para o Natal.

chromecast1 chromecast2 chromecast4 chromecast5 chromecast6 chromecast-apps-sdk



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: