Tekie
By iTech



iDrive

14/01/2015
 

Carros do ano

Tal como no ano passado, também este ano elegemos os melhores carros que conduzimos durante 2014.

Começamos pelos citadinos, um segmento em ebulição. Assistimos ao lançamento de novas gerações de carros importantes para o segmento, como i10, os trigémos 108, C1 e Aygo e aos gémeos Twingo e Smart ForFour.

Durante muito tempo andei impressionado com o Hyundai i10, mais tarde testei 108 e C1, que não se superiorizaram ao i10. Mas eis que chega o Twingo e esqueçam o resto, veio para vencer. Incrivelmente não vejo na estrada tantos como estava à espera… Esperava exito instantâneo. Também em consideração para carro do ano, não só do segmento.

Mas porquê esta escolha? Nova plataforma partilhada com o Forfour, com o motor atrás, excelente qualidade de construção e espaço a bordo ao nível do segmento superior. E para completar, um design “fofinho” superior ao do ForFour.

Renault-Twingo-2014-Genfer-Autosalon-Kleinwagen-Heckantrieb-01

O segmento B, este ano não assistiu a lançamentos extraordinários, o 208 e o Clio continuam a reinar a seu belo prazer. Para este ano aguardamos o Corsa e o i20. Por isso, o carro do ano é… O Volkswagen Polo. Porquê? Porque em termos de qualidade é superior a todos os outros. E isso nota-se bem. Claro que isto tem um preço, é o mais caro do segmento. Chegando a pisar terreno de carros como  C4 Cactus.

2014-VW-Polo-Facelift-Kleinwagen-6R-Modellpflege-02

No segmento C não existe espaço para dúvidas. No ano passado havia dúvidas entre o 308 e o Leon, este ano não. Mas antes de irmos ao vencedor falemos do C4, já não o conduzia há pelo menos 2 anos e surpreendeu-me. É um glorioso segunda escolha e não percebo a razão de não ser a primeira escolha para mais pessoas. Tem a qualidade e atributos suficientes, mas a verdade é que é um segmento aguerrido.

Chega de conversa. o vencedor é o C4 Cactus. Com um conceito inédito e um design que se ama ou odeia, leva o troféu para casa: veio, viu e venceu. Podíamos ter escolhido o Mazda 3, com mais qualidade que o Cactus, mas só tem uma motorização, a gasolina, ainda pecado capital na Europa. Fica para 2015.

c4_cactus_small

Carrinha Segmento C: este segmento é o que mais vendas gera na Europa, por isso, decidimos segmentá-lo. E neste segmento a versão carrinha é rainha. E a rainha do segmento é a Leon, outra vez empatada com a 308. E a vitória vais para a Leon, porque se a nova 308 ganhou em beleza e qualidade de construção em relação à antecessora e possui um tablier que deveria ser imitado por todos. Perde na praticabilidade: a mala é maior, mas de mais difícil acesso. Tem menos espaços de arrumação e os bancos já não são individuais (quem quiser 7 lugares que compre o 5008). E como a Leon não fica atrás nem em design, nem em qualidade de construção, leva o troféu… (Eu tenho uma 307 SW)

leon

Crossover segmento C: se a carrinha ainda é rainha, os crossovers já causam mossa. E o responsável chama-se Qashqai, que este ano viu nascer uma nova geração, melhor em todos os aspectos que a primeira. Principalmente no aspecto que menos me atraia, o design interior. Continua sem dar hipóteses à concorrência.

qashqai

No segmento D o vencedor é o Mazda 6, quer nos carros quer nas carrinhas. Melhor que a concorrência em todos os aspectos, vai ser difícil bater.

2015-mazda-mazda6_100466567_h

Uma palavra para o C5. Já perto do final da sua carreira comercial voltamos a testá-lo e a voltar a apaixonarmos pela sua suspensão. Quem nunca fez uma viagem a bordo de um C5 com suspensão pneumática não pode morrer feliz. Numa era onde as suspensões desportivas, rijas que nem tábua parecem dominar o marketing das marcas e as cabeças das pessoas, ainda existe um bastião de conforto, que só encontra igual no segmento do Mercedes Classe S.

No segmento Premium o nosso voto vai para o Audi A6 Avant, com um restyling tímido, mas o que era perfeito não precisa de ser mexido.

2012_Audi_A6_Avant_2

Quanto aos SUV premium o nosso voto vai para o GLK, que dentro em breve se vai chamar GLC, muito possivelmente só na próxima geração, que se encontra ao virar da esquina. Gostamos dele em detrimento do Volvo X60 porque se mantém fiel ao espirito TT.

2013-mercedes-benz-glk250-bluetec-left-front-1

Para finalizar o desportivo do ano. Este ano testei dois ícones e um que em breve o será. O pai de todos os Hotchatch, melhor do que nunca e que a maior parte, o Golf GTI. Outro que no ano passado ganhou, o Megane RS e a surpresa que se chama RCZ R.

Para escolher um vencedor tivemos que olhar à lupa e no fim decidimos pelas sensações. O Golf GTI é o GTI sem discussão, mas deixou de ser um carro para ser conduzido em track days para poder ser conduzido por quase toda a gente (quase, porque nem toda a gente tem dinheiro para o comprar). Para Track days temos o RS Cup, ainda com motor atmosférico, mas com muitas mordomias electrónicas. E depois temos o RCZ, que ganha, porque se mantém fiel ao espirito desportivo, puro e duro. É assim que gostamos dos nossos desportivos. Sem botões para tudo e para nada. Basta um motor com 260 cavalos, um assento e um volante. E já agora uma embalagem atraente, muito atraente. Embrulhem um e entreguem à minha porta, se fizerem o favor.

peugeot-rcz-r-288865617320000546

E ganhou… O Twingo. Durante bastante tempo o C4 Cactus andou na frente, até ser lançado o Twingo… Este tem um design mais consensual e é tão ou mais inovador que o Cactus.

NovaGamaCitroenC4_14L2

 



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: