Tekie
By iTech



iDrive

03/12/2014
 

C1 e 108: Gémeos á defesa

O C1 e o 108  dominaram o mercado dos pequenos citadinos desde o seu lançamento em 2005 (o Peugeot chamava-se 107) e com isso em mente a segunda geração evoluiu, especialmente no design, pois a plataforma é a mesma , mas actualizada. Isto porque a concorrência está mais aguerrida do que nunca. Este ano foram lançados o excelente Hyundai i10 e o Twingo com o seu primo Smart Forfour. Para não falar do Vw up/Skoda City/Seat Mii. E convém não esquecer o terceiro gémeo, o Toyota Aygo.

Habitualmente os Peugeot/Citroen têm a sua própria personalidade, por isso, testamos individualmente cada um , os modelos merecem-no e as marcas também. Mas este caso é especial, são produzidos conjuntamente com a o Aygo numa fábrica construída para o efeito na Republica Checa. Isto porque neste segmento as margens de lucro são mínimas e para fazer sentido financeiramente, estas joint ventures são necessárias.

Por essa razão o interior é virtualmente idêntico nos “manos” franceses, mudando apenas o logótipo no volante e a decoração dos bancos. As motorizações são as mesmas, tudo é igual ou idêntico. ou quase tudo. No exterior, apesar das porporções serem as mesmas, possuem “caras” completamente distintas. O 108 recorre aos “irmãos” 208 e 308 para procurar inspiração. O mesmo faz o C1 com o C4 Picasso ou o Cactus.

A estratégia não é nova e é repetida cada vez mais, dentro do mesmo construtor ou entre vários. A Smart faz o mesmo com a Renault, a VW faz o mesmo com o Up.

Portanto, dinamicamente os gémeos são iguais. O interior não possui uma única o peça em comum com outros membros do grupo PSA, o que não é comum. Isto leva-nos a pensar que o desenvolvimento industrial esteve acabo da Toyota. Testamos o C1 com duas motorizações, o 1.0 de 70 Cv de origem Toyota e o 1.2 de 82 cv de origem PSA. O C1 com motor 1.0 tinha a carroçaria aberta, uma novidade no C1, com capota em lona retráctil, à imagem do DS3. Esta capota torna o C1 muito charmoso. Já o 1.2 tinha a carroçaria tradicional, mas este motor, aliado a um peso pluma de 915 kg torna o C1 divertido de conduzir. Mas isso reflecte-se nos consumos, o motor 1.0, também utilizado na versão do 108 testada, ficaram-se pelo 5.5. No motor 1.2 subiu para os 6,5.

O 108 conduzido vinha “trajado” com a carroçaria tradicional de 5 portas e o tal motor de 70 cv (68 para ser mais exacto). Este motor é o ideal companheiro para as voltas pela cidade, mas não se acanha numa incursão pela auto-estrada. Só não gostamos da calibragem da embraiagem, mal largamos o pedal temos que ser decididos com o acelerador. Algo não muito agradável no para-arranca ou nas manobras citadinas.

Gostámos mais de um ou de outro? Gostámos dos dois, especialmente da versão de capota de lona (opcional para os dois) e para o ano o C1 vai ter uma versão mais aventureira (com ares de todo o terreno). No entanto, a grande ameaça chama-se Twingo, que nunca contou com 5 portas. O ano de 2015 promete ser muito interessante neste segmento.

960x460_PGTWW_108_techno 960x460-PEUGEOT_108_2014_295_FR 10939_10 Citroen-C1-2014-Genfer-Autosalon-Kleinwagen-01 Citroen-C1-2014-Genfer-Autosalon-Kleinwagen-02 citroen-c1-marks-return-to-form-for-small-french-cars-live-photos_8 images-peugeot-108_citroen-c1-big Peugeot-108



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: