Tekie
By iTech



Beyond

14/10/2015
 

BQ apresenta as suas novidades num evento dedicado à tecnologia

Coincidindo com o seu quinto aniversário, a empresa tecnológica BQ celebrou hoje a primeira edição do BQ Open Day, um evento aberto ao público com a tecnologia como protagonista. Ao longo deste dia, a empresa organizou conferências, mesas redondas e workshops e apresentou as novidades que ampliam o seu portfólio de smartphones, tablets, impressoras 3D e robótica educativa, assim como, o seu primeiro projeto de Internet of Things.

 

Durante o evento, a BQ transmitiu os seus principais valores, posicionando a educação como chave fundamental no desenvolvimento de uma nova sociedade na qual a tecnologia seja um meio e não um fim. Esta aposta pela cocriação e pela educação foi o eixo central dos workshops e conferências que organizou.

 

NOVOS PRODUTOS BQ.

 

Aquaris X5: o metal como protagonista

 

A BQ utilizou, pela primeira vez, o metal num dos seus dispositivos. O alumínio com dupla anodizagem permitiu ampliar a gama de cores, para além de oferecer uma grande resistência a riscos.

 

As curvas laterais reforçam o brilho do metal e oferecem maior ergonomia. No processo de fabrico, recorreu-se a técnicas pioneiras que permitem aderir o metal ao policarbonato sem qualquer elemento adicional, obtendo assim um design metálico compacto e uma textura suave.

 

Os principais desafios foram introduzir uma bateria LiPo 2900 mAh num dispositivo tão fino (apenas 7,5 mm), mas também a integração dos cartões nano-SIM dentro de um mesmo tabuleiro para otimizar o espaço dos componentes ou da ranhura micro-SD.

 

O Aquaris X5 estará disponível na loja online da BQ e em pontos de venda autorizados em novembro, a partir de 249,90 euros.

 

Durante o BQ Open Day, a empresa anunciou uma garantia comercial de 5 anos, para os seus novos smartphones e, com caráter retroativo, para a gama Aquaris M. Atualmente não existe ainda nenhuma oferta semelhante no setor dos dispositivos multimédia.

 

 

 

 

 

Aquaris M10: o primeiro tablet europeu com Dolby Atmos

 

A BQ também apresentou hoje o Aquaris M10, um tablet leve e compacto, cujas principais características são a autonomia e o equilíbrio entre estética e funcionalidade. O Aquaris M10 é o primeiro tablet europeu com Dolby Atmos, uma tecnologia que propaga o som com precisão até qualquer ponto do espaço tridimensional, oferecendo assim uma imersão total do utilizador.

 

O Aquaris M10 estará disponível na loja online da BQ e em pontos de venda autorizados em novembro, a partir de 249,90 euros.

 

Halu, o primeiro projeto de Internet of Things da BQ

 

O Halu é um foco inteligente concebido, desenvolvido e montado em Espanha. O seu design inovador é composto por um disco difusor em metacrilato ótico que mistura as cores de forma uniforme, sem criar sombras de luz e melhorando a passagem da mesma, e uma base em alumínio AL6082-T6. A intensidade e a cor da luz são controladas através de uma app a partir de um smartphone, tablet ou de um computador. Esta aplicação é de tecnologia aberta: os programadores poderão trabalhar sobre o seu API, podendo desenvolver novas opções e formas de interagir com o Halu.

 

Zowi, o robot educativo

 

O Zowi é um brinquedo educativo que as crianças poderão programar superando diferentes níveis de complexidade, controlar a partir de uma app, desmontar e voltar a montar. Além disso, poderão criar os seus próprios projetos e partilhá-los com outras crianças. Este simpático robot reflete claramente o que deve ser a educação tecnológica: transparente, aberta e divertida.

 

O Zowi estará disponível na loja online da BQ e em pontos de venda autorizados a partir de novembro, por 99,90 euros.

 

As novas impressoras 3D da BQ: Witbox 2 e Hephestos 2

 

O objetivo da BQ é contribuir para o progresso da impressão 3D juntamente com a comunidade, razão pela qual tanto o hardware como o software das suas novas impressoras é 100% Open Source.

 

A Witbox 2 e a Hephestos 2 são impressoras 3D para o mercado doméstico. Enquanto a primeira está mais focada para uma utilização profissional, a Hephestos 2 tem uma perspetiva educativa, visto que é o utilizador quem efetua a montagem. Ambas apresentam melhorias de software como, por exemplo, uma nova interface de utilizador com um LCD gráfico que a torna mais intuitiva, e com melhorias de hardware: novo extrusor, eletrónica e sistema de autonivelamento. Totalmente desenvolvido pela BQ.

 

A Witbox 2 e a Hephestos 2 estarão disponíveis na loja online da BQ e em pontos de venda autorizados a partir de novembro.

 

 

BQ em Inovação

 

Para os mais curiosos, a BQ abriu as portas do seu Departamento de Inovação, mostrando alguns dos projetos nos quais está a trabalhar. Entre outros, uma prótese impressa em 3D com sensores biométricos que convertem os sinais nervosos em movimento articulado da prótese.

 



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: