Tekie
By iTech



Beyond

13/04/2014
 

Atos seleciona onze equipas pré-finalistas da 3ª edição do IT Challenge

 A Atos, empresa internacional de serviços de TI e Parceiro Mundial de TI do Comité Olímpico Internacional e do Comité Paralímpico Internacional, anunciou hoje a lista de pré-finalistas da 3ª edição do IT Challenge, onde procura aplicações para melhorar a experiência do utilizador nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

As onze inscrições aprovadas são de universidades do Brasil, França, Índia, Coreia do Sul, Reino Unido e EUA. Incluem aplicativos móveis para ajudar a acompanhar os resultados das suas equipas, planear o dia, encomendar comida e bebidas para o seu lugar no estádio, partilhar fotos, competir com os amigos e ajudar os organizadores a promover um evento sem falhas.

 

A competição deste ano é apoiada pelo COI, pelo CPI e pelo Comité Organizador Rio 2016, e o júri inclui representantes de todas estas três organizações, bem como da Comunidade Científica Atos – uma rede global de cerca de 100 dos melhores business technologists da Atos. A 11ª equipa de pré-finalistas – a Nuri, da Coreia do Sul – foi selecionada, porque recebeu o maior número de votos no Facebook.

A lista de pré-finalistas é a seguinte:

 

  • Codezine, da Universidade de São Paulo, Brasil – uma aplicação que permite pedir bebidas ou alimentos para o seu lugar no estádio.
  • eirbDev, da Universidade Enseirb-Matmeca, França – uma aplicação que planeia o seu dia de desporto e turismo com base nas suas preferências.  Pode ver a sua agenda como uma linha do tempo ou um mapa, e o aplicativo irá guiá-lo de um local para o outro.
  • Greenkiwi, da Universidade Estadual de Londrina, Brasil – uma aplicação que fornece notícias e resultados das competições apenas sobre os países e atletas que o utilizador deseja seguir. É igualmente uma app de jogo, permite marcar pontos contra os seus amigos ou todos os utilizadores, se prever que um determinado atleta ou equipa possa vencer a prova.
  • Level 1, da Universidade de Loughborough, Reino Unido – uma aplicação para ajudar a orientar as pessoas com deficiência na cidade e nas instalações olímpicas. Fornece informações sobre rotas de cadeiras de rodas, restaurantes, serviços de táxi, sanitários e outras instalações.

Nuri, da Universidade de Dankook, Coreia do Sul – uma aplicação para partilhar fotos com todos os utilizadores do que está a acontecer nas Olimpíadas com base em critérios de seleção pessoal.

Platter, da Columbia University, EUA – uma aplicação com um mapa interativo e localizador GPS para que os utilizadores possam localizar lojas, lojas de alimentos, paragens de autocarros, serviços de primeiros socorros, bem como os respectivos horários de funcionamento e serviços disponíveis.

Quandrum, do People’s Education Society Institute of Technology Bangalore, Índia – uma aplicação de realidade aumentada para fornecer informações essenciais como disponibilidade de hotéis e instruções para o estádio, assim como uma experiência de jogo de fotos na qual, no fim da viagem receberá uma compilação de vídeo mostrando os destaques de férias.

Real Forest, da Universidade de Nottingham, Reino Unido – uma aplicação que permite a espectadores, voluntários e atletas relatar um incidente diretamente aos organizadores, para que possa ser tratado e resolvido de imediato.

SHIFT+CTRL, da Aston University, Reino Unido – uma aplicação para organizadores e voluntários para que os voluntários possam ser alocados rapidamente aos locais onde são mais necessários.

Team Chocobo, da Loughborough University, Reino Unido – uma aplicação para atletas virtuais, que são desafiados a criar uma equipa de atletas para competir contra amigos e outros aficionados para vencer a competição.

VSio, da Universidade de Delhi, Índia – uma aplicação para lhe dar toda a informação necessária para a sua estadia e uma ferramenta de planeamento para que possa definir o seu próprio itinerário.

 

Um Treino em Desafios Atos da Comunidade Científica Atos será atribuído a cada equipa finalista para ajudá-los a tomar a ideia através de uma prova de conceito totalmente funcional. O Treino em Desafios irá fornecer ajuda com informações técnicas e de negócios, bem como conselhos para melhorar suas mais importantes habilidades de apresentação necessárias para os negócios no mundo da tecnologia.

 

Os três finalistas serão anunciados em Maio de 2014, e o vencedor será conhecido numa cerimónia de entrega de prémios em Junho de 2014. Os finalistas serão premiados com um Diploma da Atos que certifica a importante realização e com a oportunidade de se candidatarem aos estágios da Atos bastante procurados. Cada membro da equipa vencedora geral também vai ganhar uma viagem a Barcelona. O prestigiante prémio irá incluir voo de regresso, alojamento e uma visita ao centro de excelência de IT nos Jogos Olímpicos da Atos, bem como um encontro com os nossos especialistas (do COI / CPI / Rio / Atos) para saber se e como podemos apoiar o desenvolvimento das suas aplicações.

 

Todo ano a Atos recruta cerca de 7.000 engenheiros em todo o mundo. O IT Challenge faz parte da iniciativa Atos Wellbeing@work e suporta o seu objectivo de incentivar e desenvolver talentos.

 

Para mais informações sobre a disputa (regras, prémios, universidades parceiras, orientadores e júri, sobre a Atos e os Jogos Olímpicos) visite www.atositchallenge.net.



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: