Tekie
By iTech



Mountain View

07/10/2015
 

Accelerated Mobile Pages da Google

Após conversações entre a Google e os seus parceiros da DNI e com publishers e empresas de tecnologias de todo o mundo, a Google está a lançar uma nova iniciativa em código aberto denominada Accelerated Mobile Pages (AMP) cujo o objectivo é melhorar dramaticamente o desempenho da internet móvel. A Google pretende que as páginas de Internet com conteúdo rico como vídeo, animações e gráficos funcionem com anúncios inteligente e carreguem instantaneamente, bem como, que o mesmo código funcione em múltiplas plataformas e equipamentos de modo a que o conteúdo possa aparecer em qualquer local e num instante – independentemente do topo de telefone, tablet ou dispositivo que estiver a utilizar.  

 

Em baixo o post da Google com informação mais detalhada:

Post de David Besbris, Vice President Engineering, Search

Apresentação do projecto Accelerated Mobile Pages para uma Internet móvel mais rápida e aberta.

Os Smartphones e os Tablets revolucionaram a forma como acedemos à informação. Mas a internet móvel pode ser ainda bastante frustrante: por vezes, parece que o supercomputador que está nas suas mãos demora mais tempo a abrir uma página de Internet do que no seu PC em 2004.

Publishers de todo o mundo disseram-nos que esta questão é também muito séria para eles. Sempre que uma página de Internet demora imenso tempo a carregar os publishers perdem um leitor e a oportunidade de obterem alguma receita através da publicidade ou de subscrições. É por isso que os anunciantes nestes sites têm dificuldades em captar a atenção dos consumidores para os seus anúncios quando as páginas carregam tão lentamente que as pessoas acabam por abandoná-los totalmente.

No passado mês de Abril, em conjunto com um grupo de publishers europeus, anunciámos a Digital News Initiative (DNI) com o objectivo de trabalharmos em conjunto para desenvolver um futuro mais sustentável para os meios digitais.

Hoje, após conversações com os nossos parceiros da DNI e com publishers e empresas de tecnologias de todo o mundo estamos a lançar uma nova iniciativa em código aberto denominada Accelerated Mobile Pages (AMP) cujo o objectivo é melhorar dramaticamente o desempenho da internet móvel. Queremos que as páginas de Internet com conteúdo rico como vídeo, animações e gráficos funcionem com anúncios inteligente e carreguem instantaneamente. Queremos que o mesmo código funcione em múltiplas plataformas e equipamentos de modo a que o conteúdo possa aparecer em qualquer local e num instante – independentemente do topo de telefone, tablet ou dispositivo que estiver a utilizar.

O projecto baseia-se no código HTML AMP, um novo código aberto desenvolvido a partir de tecnologias de internet existentes e que permite aos sites criarem páginas de internet mais leves. Para se ter uma maior noção de como poderia ser uma internet móvel mais rápida criámos esta demonstração na Pesquisa Google:

Ao longo do tempo antecipamos que outros produtos Google como o Google News irão integrar também páginas HTML AMP. E hoje revelamos que mais de 30 publishers de todo o mundo participam neste projecto.

Este é o início de uma colaboração entusiasmante com publishers e empresas de tecnologia todos empenhados em criar uma internet móvel que funcione melhor para todos.  Twitter, Pinterest, WordPress.com, Chartbeat, Parse.ly e LinkedIn estão entre o primeiro grupo de parceiros tecnológicos que planeiam integrar páginas HTML AMP.

Nos próximos meses, vamos trabalhar com outros participantes neste projecto de modo desenvolver novas funcionalidades e características em diferentes áreas:

  • Conteúdo:  Os publishers dependem, cada vez mais, de conteúdos ricos como imagens, mapas, plug-ins sociais, informações sobre visualizações e vídeos para tornarem as suas estórias mais interactivas e diferentes. Também precisam de implementar anúncios e formas analíticas de modo a monetizar o conteúdo e perceberem o que os leitores gostam e do que não gostam. O Projecto AMP proporciona uma abordagem em código aberto permitindo aos aos publishers focarem-se na produção de conteúdos excelentes ao mesmo tempo que contam com componentes partilhados para um desempenho elevado e uma grande experiência de utilização. A especificação técnica inicial – desenvolvida com contributos e códigos dos nossos parceiros dos sectores de publishing e tecnologia – está a ser lançada hoje no Github.

 
  • Distribuição:  Os publishers querem que as pessoas usufruam do jornalismo de excelência que criam em qualquer local e a qualquer momento de modo a que uma estória produzida em Espanha possa ser disponibilizada instantaneamente em todo o mundo. Isto significa que a distribuição em todo o tipo de dispositivos e plataformas é crucial. Por isso, como parte deste esforço desenvolvemos uma nova abordagem que permite ao publisher continuar a alojar o seu conteúdo e, ao mesmo tempo, permitir uma distribuição eficiente através da cache global de elevado desempenho da Google. Tencionamos abrir os nossos servidores cache de modo a que possam ser utilizados gratuitamente por qualquer um.

 
  • Publicidade:  Os anúncios ajudam a financiar serviços gratuitos e os conteúdos na internet. Com o Projecto Accelerated Mobile Pages queremos apoiar uma gama abrangente de formatos de anúncios, redes de anúncios e tecnologias. Qualquer site de internet que utilize HTML AMP irá manter a sua opção de escolha de rede de anúncios ou tipo de formatos de anúncios que não afecte ou diminua a experiência do utilizador. Também é fundamental para este projecto apoiar as subscrições e as paywalls. Vamos trabalhar com publishers e indústria para ajudar a definir parâmetros de experiência com anúncios, ao mesmo tempo que se mantém a velocidade que procuramos com o projecto AMP. 

Esperamos que a natureza aberta do Projecto Accelerated Mobile Pages proteja o fluxo livre da informação assegurando que a internet móvel funciona melhor e de modo mais rápido para todos e em qualquer local.



About the Author

Edmar Rodrigues
Sou jornalista de Ti desde 1999. Tendo passado por publicações como ComputerWorld e Bit e pelos sites www.itnews.com.pt de 2002 a 2006 e www.i-tech.com.pt de 2010 a 2014. Actualmente faço a gestão do Tekie e do www.idrive.pt



 
 

 

PORTO EDITORA E SAMSUNG ASSINAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O DIGITAL NA EDUCAÇÃO

A Porto Editora e a Samsung assinaram terça-feira, dia 7 de novembro, uma parceria que tem como principal objetivo impulsionar a utilização do digital na educação. Para tal, a maior editora portuguesa e uma das maiores emp...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

“Descubra” é a melhor APP para o turismo

A APP “Descubra” foi reconhecida pela ACEPI – Associação da Economia Digital – com o Prémio Melhor APP de Turismo Nacional, na edição de 2017 dos Prémios Navegantes XXI. O download é gratuito! Com uma interface d...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

A HP Anuncia a Workstation Destacável mais Poderosa do Mundo

A HP apresenta a Workstation  destacável mais poderosa do mundo, concebida para responder às necessidades de desempenho e mobilidade de artistas, designers e profissionais de imagens digitais, que precisam de utilizar o Adob...
by Edmar Rodrigues
 

 

 

Puro apresenta novo adaptador multiportas Type-C

A Puro, representada em Portugal pela Projecto Visual, reforçou a sua gama de carregadores com o lançamento do adaptador Type-C HUB 6-em-1, compatível com a maioria dos dispositivos USB-C, e que permite adaptar vários tipos...
by Edmar Rodrigues
 

 
 

Huawei Mate 10: a verdadeira inteligência para o melhor desempenho de smartphone

Alimentado por Inteligência Artificial, o HUAWEI Mate 10 Pro é o smartphone mais poderoso do mundo. Entende os comportamentos dos utilizadores e gere de forma dinâmica e inteligente os recursos móveis, atendendo a todos os ...
by Edmar Rodrigues
 

 




 
%d bloggers like this: